sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A ARTE DE PERMANECER CASADO

Texto: Heb 13:4 – “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus os julgará  os impuros e os adúlteros”.

Tema:  A Arte de Permanecer Casado.

Introdução

1-      Prezados amigos e irmãos, estamos reunidos nesta noite para prestar um culto em ação de graças ao Deus único e poderoso a convite dos amados irmãos Pr. Alzemar e irmã Aliete pelos seus  20 anos de casados. Esse período é chamado “Bodas de Porcelana”.
2-      Este é um momento singular e exemplar para os que estão pensando em casar ou tem pouco tempo de casados.
3-      A sociedade atual tem sido influenciada a não mais valorizar o casamento bem com a sua indissolubilidade.
4-      Casar e permanecer casado têm sido algo quase impossível e inaceitável na sociedade atual.

MENOS CASAMENTOS, MAIS ROMPIMENTOS




De acordo com projeções estatísticas, em 2000 houve (dados do IBGE):
Ø  112.000 divórcios no Brasil.
Ø  93 500 separações judiciais
Ø  205 800 casamentos encerrados nos tribunais: em um ano.
Ø  Em 1984 - A cada 100 casamentos apenas 10 acabam em divórcio.
Ø  Em 2000 - A cada 100 casamentos 28 acabam em divórcio. 


5-      Por isso devemos louvar a Deus pelas vidas destes irmãos, que têm permanecido tantos anos casados.
6-      Casar é relativamente fácil, mas permanecer casados por tantos anos é uma arte. Arte que vai se consolidando nos princípios da Palavra de Deus.
7-      Por isso, hoje à noite quero compartilhar com todos sobre: Lance a tese!

Tese: O que é preciso fazer para praticar a arte de permanecer casado.

I - Obedecer incondicionalmente a ordem que  Deus dá aos casados de permanecerem casados. Marcos 10:9  Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

A-    Duas palavras devem ser bem compreendidas neste versículo.
1-      ajuntar” = suzeugnumi suzeugnumi 1) prender a um jugo, escravizar 2) juntar, unir pelo laço do matrimônio. 
Tempo-Aoristo à O Aoristo é caracterizado por sua ênfase na ação puntiforme; isto é, o conceito do verbo não leva em consideração o tempo passado, presente, ou futuro.
Voz-Ativa à Voz Ativa representa o sujeito como o agente ou executor da ação. Por exemplo, na sentença "O rapaz chutou a bola", o rapaz executa a ação.
2-      “separar” =  cwrizw chorizo = 1) separar, dividir, partir, quebrar em pedaços, separar-se de, despedir-se 1a) deixar esposo ou esposa 1a) de divórcio 1b) partir, ir embora. 
Tempo-Presente à O tempo presente representa uma simples declaração de um fato ou realidade, observada como algo que ocorre neste momento.
Voz-Ativa à Voz Ativa representa o sujeito como o agente ou executor da ação. Por exemplo, na sentença "O rapaz chutou a bola", o rapaz executa a ação.
Modo-Imperativo à O Modo Imperativo corresponde ao nosso imperativo, e expressa uma ordem ao ouvinte para realizar uma determinada ação por comando e autoridade daquele que a emite.
B- O desejo e ordem de Deus, é que marido e mulher não se separe e se por acaso se separarem, que não se casem. Se não agüentam ficar sozinhos, se reconcilie. (1 Coríntios 7:10-11 Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.11  Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.)

C-    O desejo sublime de Deus quanto o casamento é uma união duradoura que só é quebrada quando um dos conjugues morre. (Romanos 7:2  Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.)


II- Obedecer incondicionalmente a ordem que  Deus dá aos casados de amarem-se mutuamente.

A-    Aos Maridos.

1-      Amar a sua mulher como a si mesmo. (Ef 5:28  Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29  Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;)
2-      Amar a sua mulher como Cristo amou a Igreja. (Ef 5:25  Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,)

B-    As Esposas.

1-      Sendo submissas ao seu marido. (Ef 5:22  Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor;)
F “Sujeitar-se” = upotassw hupotasso 1) organizar sob, subordinar 2) sujeitar, colocar em sujeição 3) sujeitar-se, obedecer 4) submeter ao controle de alguém 5) render-se \a admoestação ou conselho de alguém. É um termo militar grego que significa "organizar [divisões de tropa] numa forma militar sob o comando de um líder". Em uso não militar, era "uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar uma carga".
Tempo-Presente à O tempo presente representa uma simples declaração de um fato ou realidade, observada como algo que ocorre neste momento.
Voz-Média à A Voz Média indica o sujeito executando uma ação para si mesmo (ação reflexiva) ou para seu próprio benefício. Por exemplo, "O rapaz se arrumou."
Modo-Imperativo à O Modo Imperativo corresponde ao nosso imperativo, e expressa uma ordem ao ouvinte para realizar uma determinada ação por comando e autoridade daquele que a emite.

2-      Sendo respeitosas para com o seu marido. (Ef 5:33  Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.)
I “reverencie ou respeitar” = fobew phobeo = tratar com deferência ou obediência reverencial.
Tempo-Presente à O tempo presente representa uma simples declaração de um fato ou realidade, observada como algo que ocorre neste momento.
Voz-Ativa à Voz Ativa representa o sujeito como o agente ou executor da ação. Por exemplo, na sentença "O rapaz chutou a bola", o rapaz executa a ação.
Modo-Subjunctivo à O Modo Subjuntivo é o modo de possibilidade e potencialidade. A ação descrita pode ou não ocorrer, dependendo das circunstâncias.

3-      Sendo uma mulher virtuosa. (Pv 31:10  Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de rubins.)
a-      “virtuosa” =  lyx chayil = 1) força, poder, eficiência, fartura, exército, habilidade, eficiência.
b-      Como procede a mulher virtuosa com seu marido.  
J Ela procura fazer o bem ao seu marido. (Pv 31:12  Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.)
à “bem” = bwj towb =  adj 1) bom, agradável, amável 1a) amável, agradável (aos sentidos) 1b) agradável (à mais alta índole) 1d) bom, rico, considerado valioso 1e) bom, apropriado, conveniente.
K Ela transmite com suas atitudes muita confiança ao seu marido. (Pv 31:11  O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará.)
C O seu marido é conhecido por causa das suas qualidades espirituais! Qual homem não vai amar uma mulher deste tipo.  (Pv 31:23  Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta com os anciãos da terra.)
à “conhece-se” = edy yada‘  (Nifal) 1b1) tornar conhecido, ser ou tornar-se conhecido, ser revelado 1b2) tornar-se conhecido 1b3) ser percebido.  

C-    Perdão (Esposo e Esposa)

1- O que é perdoar?
a-      afihmi aphiemi = enviar para outro lugar; mandar ir embora ou partir.
b-  apoluw apoluo = deixar ir. Um requerente ao qual a liberdade de partir é dada por uma resposta decisiva.

2-      Quantas vezes devo eu perdoar? Mt 18:21-22  Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Mt 18:22  Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.

3-      Devemos perdoar o nosso próximo porque fomos perdoados por Deus.

a-  Efésios 4:32  Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
b-  Colossenses 3:13  suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.



Sermão pregado pelo Pr. Aureliano Colaço em Maceió - AL, no dia 11 de Março de 2006,
devidamente adaptado pelo Pr. Sérgio aparecido Dias, em 23 de Fevereiro de 2008, para o
evento das Bodas de Porcelana, do Pr. Alzemar Silva de Menezes e sua esposa, Aliete Silva
de Menezes, em Manaus - AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS RAZÕES INSANAS DO HAMAS PARA JUSTIFICAR SEU ATAQUE COVARDES: COISA DE MENTES DOENTIAS E IDIOTAS!!!

  Mesquita de Al-Aqsa e Monte do Templo O motivo alegado pelo Hamas para o ataque brutal a Israel no último sábado está relacionado à mesqui...